O retinógrafo Eidon apresenta uma interface de software que permite operação em modo totalmente automatizado ou manual.
Utilizando um tablet com tela multitoque de alta resolução, opera de forma autônoma, armazenando localmente informações e imagens do paciente.
Ao contrário de outros sistemas que utilizam lasers monocromáticos, o Eidon adota luz branca para oferecer imagens em cores reais com três modalidades de imagem confocal.
Suas capacidades incluem a captura de imagens de alta resolução de 60° mesmo em olhos não dilatados, sendo capaz de obter imagens através de uma pupila tão pequena quanto 2,5 mm.
Ademais, o dispositivo pode realizar aquisições multicampos automaticamente até 110° e 150° no modo manual, com opção para unir múltiplas imagens em mosaicos para fornecer visão de campo amplo, permitindo detecção de doenças na periferia da retina.
A qualidade da angiografia com fluoresceína e a aquisição de imagens em sistema grande angular representam diferenciais significativos.
Sua utilidade na rotina diária de retinologia é altamente satisfatória, levando-me a recomendá-lo sem reservas.
Dr. Rubens Siqueira
Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, especialização em Cirurgia de Retina no Retina Specialists of Boston-USA, no Hospital Massachusetts Eye and Ear (Universidade de Harvard) e em Diagnóstico por Imagem na New England Eye Center (Tufts University)-USA