Como funciona o procedimento Z-catarata

O procedimento de Z-catarata consiste em 5 passos:

1. Cortando o cristalino opacificado – “catarata”

Sem cortar o olho, o laser quebra o cristalino opacificado em partes com formato de pizza que podem ser, posteriormente, removidas através de uma pequena incisão (corte).

2. Abertura da cápsula do cristalino

Para remover o cristalino opacificado e inserir um cristal artificial transparente (a Lente Intraocular), é criada no saco capsular uma abertura circular de cerca de 5 mm, dependendo de cada olho. O laser realiza este processo com extrema precisão e segurança.

3. Criação do acesso ao túnel - Incisão

O laser cria um túnel muito pequeno, através do qual o cristalino opacificado (cataratoso) será aspirado ou removido. Este túnel irá fechar por si só após a cirurgia, de modo que nenhuma sutura seja necessária.

4. Aspiração do cristalino opacificado

O cirurgião extrai o cristalino fragmentado pelo laser através do túnel, e este processo é realizado com um equipamento especial, conhecido como Facoemulsificador. O dispositivo utiliza ultrassom para triturar, aspirar e remover o cristalino. Uma vez que ele foi fragmentado em várias peças pelo laser, a necessidade de energia do ultrassom, se comparada com a cirurgia tradicional, é muito menor. Esta é mais uma etapa que torna o procedimento mais seguro, preciso e previsível.

5. Inserção e ajuste do cristal artificial transparente (Lente Intraocular)

Finalmente, a lente artificial (feita de um material elástico biocompatível) é inserida. Ela é dobrada e pode ser implantada através do acesso a laser, feito anteriormente com um injetor especial. Após a inserção, a lente será desdobrada e alinhada pelo cirurgião. Na maioria dos casos, suturas não são necessárias para fechar o olho, devido às pequenas incisões (cortes).

SUA VISÃO

SUA VISÃO

Z-CATARATA

Z-CATARATA

ENCONTRE UM MÉDICO

ENCONTRE UM MÉDICO

Cirurgia de catarata – Informações para a segurança

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros na medicina atual, porém, como em qualquer cirurgia, complicações podem ocorrer. Portanto, tire todas as dúvidas com seu oftalmologista antes de realizar o procedimento.

Questões importantes:

- Medicamentos cardíacos ou que afinam o sangue (anticoagulantes) como a Aspirina, não podem ser utilizados sem prescrição médica;

- Se você sofre de diabetes ou alguma patologia oftalmológica crônica, converse com seu oftalmologista, pois os resultados podem variar de acordo com cada paciente;

- Entenda com seu oftalmologista, de acordo com seu estilo de vida, qual é a melhor lente intraocular para o seu olho;

- Siga todas as instruções do seu médico após a cirurgia, principalmente sobre os medicamentos que devem ser tomados antes e após a cirurgia.
Isso reduzirá as chances de quaisquer complicações que possam surgir.

FEMTO LDV – equipamento seguro e eficaz

O FEMTO LDV é um equipamento a laser, considerado um dos procedimentos mais seguros e eficazes para realizar cirurgias oftalmológicas, inclusive de catarata. Entretanto, apenas o seu médico pode determinar se é o tratamento mais adequado para você.