O que é uma catarata?

A catarata ocorre quando a lente natural do olho (cristalino) se torna opaca. Neste caso, a visão é reduzida e as cores parecem enfraquecidas. As pessoas com catarata, muitas vezes apresentam dificuldade de enxergar onde há pouca luz ou em situações com muito reflexo (brilho). A ilustração a seguir mostra como isso pode afetar a sua visão:

 
Figura 1: A visão normal   Figura 2: Visão afetada pela catarata
 

Quais são as causas da catarata?

A maioria das cataratas ocorre devido ao processo natural de envelhecimento do cristalino, geralmente após os 60 anos de idade. Essa lente, naturalmente clara, torna-se progressivamente opaca, devido ao acúmulo de moléculas de proteína. Uma vez que este processo é muito lento, muitas pessoas não percebem o seu desenvolvimento durante vários meses ou mesmo anos. Outras causas podem ser traumas, e em casos raros, a catarata pode ocorrer em bebês ou crianças. Como o cristalino fica cada vez mais opaco, uma Catarata não tratada pode levar à cegueira.

 
Figura 3: Representação esquemática da visão normal   Figura 4: Representação esquemática da Catarata afetando a visão (Cristalino com catarata obstruindo e distorcendo a visão)

Como tratar a catarata?

Atualmente, não existe nenhum tratamento apenas através do uso de medicamentos para a catarata. Uma vez que ela tenha progredido, a ponto de prejudicar a visão, recomenda-se a realização de cirurgia. Felizmente, com o avanço tecnológico na medicina, a catarata é rotineiramente tratada e a visão restaurada em dezenas de milhares de pacientes todos os anos. A cirurgia, que consiste na troca do cristalino opacificado por um cristal artificial transparente (Lente Intraocular) é um procedimento rápido e eficaz.

A maioria das cirurgias de catarata é realizada em ambientes ambulatoriais e raramente é necessário permanecer durante a noite no hospital/clínica. Após o procedimento cirúrgico, muitos pacientes relatam como é incrível voltar a ver o mundo claro e colorido novamente. Outra vantagem da cirurgia é que, com a substituição do cristalino opacificado, outros erros refracionais como miopia, hipermetropia e astigmatismo, podem ser corrigidos através do implante da lente ideal para o paciente. Se a escolha for pelas lentes monofocais, o uso de óculos de leitura será necessário. Seu oftalmologista avaliará com você a possibilidade de lentes multifocais que poderão trazer certa independência dos óculos.

A mais recente inovação para solucionar a catarata é o uso do laser de Femtosegundo LDV Z8. Este equipamento de alta precisão, segurança e previsibilidade aumenta a confiabilidade dos resultados cirúrgicos. Saiba mais sobre Z-catarata aqui.

SUA VISÃO

SUA VISÃO

Z-CATARATA

Z-CATARATA

ENCONTRE UM MÉDICO

ENCONTRE UM MÉDICO

Cirurgia de catarata – Informações para a segurança

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros na medicina atual, porém, como em qualquer cirurgia, complicações podem ocorrer. Portanto, tire todas as dúvidas com seu oftalmologista antes de realizar o procedimento.

Questões importantes:

- Medicamentos cardíacos ou que afinam o sangue (anticoagulantes) como a Aspirina, não podem ser utilizados sem prescrição médica;

- Se você sofre de diabetes ou alguma patologia oftalmológica crônica, converse com seu oftalmologista, pois os resultados podem variar de acordo com cada paciente;

- Entenda com seu oftalmologista, de acordo com seu estilo de vida, qual é a melhor lente intraocular para o seu olho;

- Siga todas as instruções do seu médico após a cirurgia, principalmente sobre os medicamentos que devem ser tomados antes e após a cirurgia.
Isso reduzirá as chances de quaisquer complicações que possam surgir.

FEMTO LDV – equipamento seguro e eficaz

O FEMTO LDV é um equipamento a laser, considerado um dos procedimentos mais seguros e eficazes para realizar cirurgias oftalmológicas, inclusive de catarata. Entretanto, apenas o seu médico pode determinar se é o tratamento mais adequado para você.